you're reading...
Meus comentários avulsos

Peso de juros sobre dívida brasileira é o maior entre países do G20

Na Folha de São Paulo (29/07/11):

“A proporção do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro gasta com pagamento de juros da dívida pública federal vem caindo nos últimos anos, mas ainda é a maior entre as 20 maiores economias do mundo e também supera a de países europeus afetados pela crise da dívida, à exceção da Grécia.

[…]

Segundo os dados da EIU, a dívida total brasileira correspondia a 59% do PIB do país ao final do ano passado, proporção bastante inferior a países como Japão (199%), Grécia (143%), Itália (119%), Irlanda (95,7%) e Portugal (93%).

[…]

O principal fator que eleva a proporção do PIB brasileiro gasta com o serviço da dívida é a alta taxa de juros básicos, já que a maior parte da dívida brasileira atual foi tomada no mercado interno.

A dívida externa, tomada em moeda estrangeira e a juros praticados no mercado de crédito internacional, representa menos de 5% do total da dívida pública brasileira, segundo os dados do Banco Central.”

Leia reportagem completa clicando aqui.

Bom seria se o governo brasileiro controlasse a inflação usando instrumentos outros que não a Selic (como a reserva bancária compulsória), não gerando pressão fiscal por gastos com juros e liberando recursos para investimentos que ampliem a capacidade produtiva e reduzam pressões inflacionárias no longo prazo. Isso, no entanto, significa mudar a mentalidade de responsáveis pela política monetária e, principalmente, mudar os interesses que tem sido atendidos com a ortodoxia monetária atual.

 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: