you're reading...
Minhas publicações em revistas on-line

POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE IREMOS?

Colaborei recentemente com a Revista Fórum em matéria sobre os desafios para a política externa brasileira no segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff:

“Uma das apostas da oposição nessas eleições se baseava na bilateralização das relações comerciais do Brasil como fórmula de superação de estagnação econômica. Um dos principais exemplos de sucesso para tal é a Aliança do Pacífico e suas relações preferenciais mantidas com os EUA. Composta pelo México, Chile, Colômbia e Peru, a Aliança é o segundo grande bloco latino-americano. “Apesar do Mercosul adotar um regionalismo mais fechado, distinto do regionalismo aberto da Aliança do Pacífico, não acho que o Estado brasileiro, o Itamaraty ou a presidenta Dilma vejam a relação entre os dois como um jogo de soma zero entre concorrentes”, afirma Filomeno.

Pelo contrário, considera o economista, uma vez que vários dos países da Aliança do Pacífico têm acordos com o Mercosul e seu crescimento econômico implicaria aumento das relações comerciais entre os dois blocos. “Até agora, não está claro se a Aliança do Pacífico impulsionou de maneira significativa o desenvolvimento dos seus países-membros”, explica. “O Chile, menina dos olhos do neoliberalismo na América Latina e membro da Aliança do Pacífico, está enfrentando dificuldades econômicas. Em contraste, a Bolívia, país andino não-membro do bloco e que segue um modelo de desenvolvimento bastante distinto do chileno, está em boa situação”. O economista ainda reconhece que o Mercosul precisa avançar em seu próprio projeto, “mas as dificuldades econômicas e a turbulência política dentro de alguns dos países-membros tornam isto difícil”.

Para acessar a matéria completa, clique aqui.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: